Notícias
O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural refere, em comunicado, que ao longo dos últimos meses houve um reforço das ações de controlo sobre as queijarias que produzem Queijo da Serra Certificado (Denominação de Origem Protegida).
Estas ações conduzidas pela entidade de controlo competente.
As ações de fiscalização (em média, em 2015, cada queijaria foi alvo de três inspeções) incidem sobre todo o processo, e permitem rastrear o leite desde o rebanho até ao queijo, com cruzamento de informação a vários níveis, a fim de garantir a autenticidade do produto.
Os animais que integram os rebanhos de onde é proveniente o leite utilizado na produção de queijos certificados são obrigatoriamente inscritos nos Livros Genealógicos das Raças Autorizadas.
Em 2016 há registo de 27 queijarias aderentes à certificação de Queijo da Serra, um número que tem vindo a aumentar todos os anos.
Destas, apenas uma recebe leite de Espanha e, por esse facto, já este ano foi alvo de duas inspeções.
A última dessas inspeções teve lugar esta semana, tendo sido registada a total conformidade da produção com os requisitos exigidos, estando assegurada a total separação de matérias-primas e de produtos delas resultantes.
Modal galeria