Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-02-29 às 16h46

Primeiro-Ministro pretende equilíbrio da balança comercial em cinco anos

«Temos uma meta muito ambiciosa: em cinco anos podermos equilibrar a nossa balança comercial em valor», afirmou o Primeiro-Ministro durante a visita ao Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB), em Lisboa. António Costa enalteceu as empresas que exportam, mas realçou não esquecer o mercado interno e a sua importância.

António Costa enalteceu as empresas que «procuram novos mercados por esse mundo fora», mas lembrou a importância de dinamizar o mercado interno, através da devolução do rendimento aos portugueses e da criação de melhores condições para o investimento das empresas.

A balança comercial portuguesa tem uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de cerca de 83%, segundo as Sínteses Estatísticas do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia.

Referindo-se ao setor agroalimentar, que tem várias centenas de marcas portuguesas representadas no salão, o Primeiro-Ministro disse que «estamos a falar de um setor que cria mais de cem mil empregos e tem tido um crescimento constante ao longo dos últimos anos».

Novo Banco

Questionado pela comunicação social sobre o novo Banco, António Costa recordou que «o Governo obteve da União Europeia a prorrogação por mais um ano do prazo para tomar decisões sobre o Novo Banco, até agosto de 2017».

«A obtenção deste prazo visa sobretudo diminuir a ansiedade (...), a preocupação de todos nós, e sabermos que temos tempo para em conformidade e bem decidir o que tem de ser decidido, no momento próprio e em tranquilidade», disse ainda o Primeiro-Ministro.