Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-02-25 às 19h41

Salas de aula do futuro combatem abandono escolar precoce

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração de uma sala do futuro, Santarém, 25 fevereiro 2016

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, inaugurou a Sala de Aula do Futuro cujo objetivo é combater o abandono escolar precoce, ao mesmo tempo que aumenta a taxa de sucesso dos alunos do agrupamento de escolas de Alcanena. Esta sala vei beneficiar os cerca de 1600 alunos dos 23 estabelecimentos de ensino do concelho.

«Esta é uma sala multifacetada, com diferentes configurações, que se podem adaptar aos vários ciclos de escolaridade, às várias disciplinas e também às necessidades educativas especiais», afirmou o Ministro.

Tiago Brandão Rodrigues regozijou-se com este tipo de «iniciativas das Escolas, que procuram respostas para as suas inquietações pedagógicas, na busca constante pela melhoria das aprendizagens».

Sétima Sala de Aula do Futuro

Em Alcanena, começou, assim, a funcionar a sétima Sala de Aula do Futuro, o que coloca Portugal na linha da frente dos países europeus que mais apostam em ambientes educativos inovadores.

Através da Direção-Geral da Educação, o Ministério da Educação apoia todas as iniciativas das Escolas que visam o combate ao abandono precoce e promovem o sucesso escolar.

Na cerimónia de inauguração da Sala de Aula do Futuro, na Escola Secundária de Alcanena, a sede do agrupamento, os alunos do curso profissional de Multimédia, apresentaram ao Ministro todas as potencialidades do novo espaço.

Este espaço foi «criado para combater a desmotivação de alguns estudantes, envolvendo-os em ambientes mais criativos, com resultados visíveis nas aprendizagens», afirmou a Diretora do agrupamento, Ana Cláudia Cohen.

Entre a apresentação do quadro interativo, da impressora 3D, do estúdio de televisão ou do espaço snoezelen (um espaço de relaxamento, especialmente pensado para alunos com necessidades educativas especiais), que compõe a sala, os alunos não esconderam a satisfação por terem na Escola uma sala vanguardista, que lhes permite aprender a matéria de forma mais prática.

 

Foto: Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na inauguração de uma sala do futuro, Santarém, 25 fevereiro 2016