Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-02-18 às 18h33

Colaboração com municípios nas Lojas do Cidadão deve ser incentivada

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, destacou a participação das autarquias locais no esforço de proximidade entre o Estado e o cidadão.

Falando na Inauguração da Loja do Cidadão do Sardoal, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa lembrou que a «colaboração dos municípios» na instalação de novas Lojas e Espaços do Cidadão «foi e deve continuar a ser incentivada».

Ao recordar a «segunda geração de Lojas do Cidadão», iniciada em 2007, Maria Manuel Leitão Marques assinalou a disponibilidade para recuperar edifícios públicos antigos, «desde partes de tribunais a sedes abandonadas da guarda-fiscal», como exemplo das «sinergias e valorização do património local».

Esta orientação que tem a vantagem adicional de poupar recursos ao Estado.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa assumiu depois o compromisso, do «lado do Governo da República», de fazer «da qualidade dos serviços públicos uma preocupação diária, sabendo que os recursos são limitados e que por isso a colaboração e a inovação são indispensáveis».

Lojas são reflexo dos impostos

Na mesma linha, o Ministro das Finanças, que inaugurou a Loja do Sardoal, afirmou que os impostos não serviam apenas para pagar dívidas. Mário Centeno assinalou que investimentos como o da nova Loja do Cidadão eram «uma das faces mais visíveis do retorno dos impostos que pagamos».

«Os impostos não servem apenas para pagar dívidas e esta Loja é uma das faces mais visíveis do retorno dos impostos que pagamos, assim como escolas e centros de saúde, na promoção de serviços públicos de qualidade, modernos e de proximidade, pois servem para melhorar a qualidade de vida das pessoas», disse Mário Centeno no seu discurso durante a inauguração daquele equipamento no Sardoal.