Notícias
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, visita oficialmente o Reino de Marrocos, naquela que é a sua primeira deslocação a um país do Magrebe. Durante o dia 11 de fevereiro terão lugar audiências com o Presidente da Câmara dos Representantes, Rachid Talbi Alami, e com o Presidente da Câmara dos Conselheiros, Hakim Benchamach.
À noite serão recebidos pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros na Embaixada de Portugal em Rabat cerca de 40 empresários portugueses estabelecidos naquele mercado, incluindo representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Portugal em Marrocos.
Para 12 de fevereiro, estão marcodos os encontros com o Ministro da Indústria, Comércio e Investimento, Moulay Hafid Elalamy, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Salaheddine Mezouar, e, por fim, com o Chefe do Governo – como é oficialmente designado o Primeiro-Ministro marroquino – Abdelilah Benkirane.
Investimento, energia, migrações, segurança
O estabelecimento do Observatório de Investimentos Luso-Marroquino, as interconexões energéticas, a problemática das migrações e a boa cooperação ao nível securitário no âmbito bilateral e no seio do Diálogo 5+5 serão alguns dos temas que serão abordados.
As relações diplomáticas entre Portugal e Marrocos – que remontam a 1774 – são extremamente importantes e muito cultivadas por ambos os países, tendo atingido um novo patamar em 1994, com a assinatura do Tratado de Boa Vizinhança, de Amizade e de Cooperação. No quadro deste tratado, realizou-se em abril passado a XII Cimeira Bilateral Luso-Marroquina.
O relacionamento económico entre os dois países tem aumentado, sendo que Marrocos tornou-se o nosso 11.º cliente em 2015 e, se excluirmos os países europeus, ocupa o 6.º lugar. A balança comercial de bens com Marrocos apresenta um saldo positivo para Portugal no valor de 472 milhões de euros.
Modal galeria