Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-02-10 às 19h22

Descida do abandono escolar «inequivocamente ligada à adoção dos 12 anos de escolaridade obrigatória»

O Ministério da Educação «não pode deixar de assinalar a evolução favorável» da taxa de abandono escolar precoce «que, entre 2014 e 2015, desceu quase 4 pontos percentuais, passando de 17,4 para 13,7%», refere um comunicado, na sequência da publicação desta referente a 2015, pelo Instituto Nacional de Estatística, no âmbito do inquérito ao emprego para o ano passado.

O Ministério assinala que «esta franca melhoria, inequivocamente ligada à adoção dos 12 anos de escolaridade obrigatória aprovada na vigência do XVII Governo, reforça a possibilidade de cumprimento do desígnio de alcançar, em 2020, um nível não superior a 10% de abandono escolar precoce».

Estes novos indicadores «apontam como alcançável o ideal da agenda Estratégia da Europa para a Educação 2020, defendida pela Comissão Europeia nesta matéria».

Combate ao insucesso escolar

O Programa do Governo define como objetivo prioritário «o combate ao insucesso escolar e a garantia de 12 anos de escolaridade», recorda ainda o comunicado.

«Torna-se, assim, evidente um retomar das prioridades definidas por anteriores governos no setor da Educação, linha de continuidade essa que será prosseguida e aprofundada neste mandato», refere ainda o Ministério da Educação.

A taxa de mede a percentagem da população, entre 18 e 24 anos, que não concluiu o ensino secundário e que não se encontra inserida no sistema de ensino nem em situação de trabalho.