Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-02-04 às 16h50

Novo Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O Conselho de Ministros aprovou a nomeação do novo Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que vai ser presidido pelo Professor Paulo Ferrão e composto pelos Professores Miguel Castanho, Isabel Ribeiro e Ana Sanchez.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior conclui assim o processo de audição da comunidade científica sobre o futuro da FCT.

O Ministro promoveu um processo inédito em Portugal de discussão pública que culmina com a nomeação do novo Conselho Directivo da FCT.

Iniciado em Dezembro de 2015, esse processo incluiu a auscultação de um vasto leque de membros e instituições da comunidade científica e do ensino superior, nomeadamente o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o Fórum dos Laboratórios de Estado, os Conselhos Científicos da FCT, representantes dos sindicatos, dos estudantes e dos investigadores.

Envolveu ainda a constituição de um Grupo de Reflexão dedicado a estimular a discussão pública, refletindo sobre as orientações que devem presidir ao futuro próximo da FCT.

Da audição realizada resultou um conjunto diversificado de contributos quanto aos pressupostos e aos princípios que devem orientar a estratégia da FCT.

Notas biográficas

Presidente: Paulo Ferrão

Nasceu em Lisboa, em 1962. É diretor do Programa MIT-Portugal desde 2006, uma parceria estratégica entre o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e diversas universidades e instituições Portuguesas, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

É professor catedrático no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, onde dirige a Iniciativa em Energia do IST, o Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia e o centro de investigação: IN +, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento.
A nível internacional, é membro da U.S. National Academies Roundtable on Science and Technology for Sustainability da The National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine dos Estados Unidos da América, onde é ainda membro do Committee on Pathways to Urban Sustainability e do Committee on Sustainability Linkages in the Federal Government. É membro do Environmental Advisory Board da Rolls Royce. É research affiliate do MIT. É membro e já pertenceu ao conselho da International Society for Industrial Ecology.

A sua carreira científica centra-se nas áreas da energia e da ecologia industrial, nas quais tem desenvolvido trabalho em temas como a gestão de resíduos ou sistemas urbanos. Neste contexto, foi coordenador dos grupos de trabalho que elaboraram o PNGR-Plano Nacional de Gestão de Resíduos e o PERSU 2020 (Plano estratégico para os resíduos urbanos) e é, por exemplo, coautor do livro «Sustainable Urban Metabolism» publicado pela MIT-Press em 2013 e da publicação »Urban metabolism of six Asian cities», editada pelo Banco de Desenvolvimento Asiático em 2014.

Vice-Presidente: Miguel Castanho

Nasceu em Santarém, em 1967, onde estudou, nas escolas Ginestal Machado e Sá da Bandeira, até ingressar no curso de Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Atualmente reside em Santarém.

É professor catedrático de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2007 e assumiu as funções de sub-diretor em 2011.
Coordena um grupo de investigação que integra o Instituto de Medicina Molecular.

Investiga em área de desenvolvimento de novos fármacos para combate à dor, à doença de Alzheimer, a alguns tumores, e a vírus como o VIH e Dengue.

Já foi distinguido com vários prémios científicos nacionais e internacionais, como o Prémio José Luís Champalimaud (Ministério da Saúde), Prémio DOR em investigação clínica da Fundação Grünenthal, e o Zervas Award da Sociedade Europeia de Péptidos.

É o investigador responsável por dois consórcios internacionais (Portugal, Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Estados Unidos), financiados pela União Europeia, envolvendo parceiros académicos e industriais, entre outros. Um dos projetos está em curso, outro já está concluído.

Integra o Publications Committee da FEBS (Federation of the European Biochemical Societies), onde também já foi membro do Education Committee.

É frequentemente convidado como avaliador de projetos por agências de financiamentos nacionais de países europeus, e pela Comissão Europeia. Em Portugal já serviu como perito em grupos de trabalho da FCT, AdI (atual ANI) e A3ES.

Tem participado regularmente em iniciativas de divulgação e esclarecimento de matéria científica para públicos não especializados. Fá-lo quer em iniciativas públicas presenciais (nas escolas, por exemplo), quer através dos media.

Vogal: Isabel Ribeiro

Nasceu em Lisboa em 1955. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa, em 1978. Obteve o grau de Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST em 1988 e o título de Agregada pelo IST em 2000, na especialidade de Controlo e Robótica.

Desde 1978 desenvolve a sua atividade como docente e investigadora no IST, onde é, desde 2005, Professora Catedrática. É investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) do IST de que foi membro fundadora em 1992, e diretora em 2006-2007. Os seus interesses de investigação centram-se na área da robótica móvel. É autora de um livro, de mais de 30 artigos publicados em revistas científicas internacionas ou como capítulos de livro e de 80 comunicações em congressos científicos internacionais. Foi palestrante no Ciclo de Colóquios Despertar para a Ciência organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian e proferiu, a convite, uma conferência plenária na Conferência Internacional 26th Symposium on Fusion Technology, em 2010. Profere regularmente palestras sobre robótica em escolas do país.

Foi a responsável do IST por um projeto que desenvolveu pela primeira vez em Portugal um sistema de Veículos Guiados Automaticamente. Foi responsável e/ou elemento da equipa de investigação de projetos comunitários de I&D integrados nos sucessivos Programa Quadro (ESPRIT, ACTS, TMR), foi diretora de um projeto do programa NATO Ciência para a Estabilidade, e responsável de cinco projetos do programa Europeu de Fusão integrados nos trabalhos do ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor. Participou como diretora e/ou investigadora em projetos de I&D financiados por entidades nacionais (FCT, AdI).

Desde 1988, tem participado regularmente em atividades de gestão universitária e de gestão de ciência e tecnologia no IST. Foi Membro do Conselho Diretivo em 1992 e 2001, Vice-Presidente do Conselho Científico em 1999-2000, Coordenadora do ramo de Controlo e Robótica da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (1991–1994), Diretora-Adjunta para a Gestão de Projetos de 2003 a 2005 e membro da Assembleia de Representantes do IST em cinco biénios.

Em 2012 e 2013 foi Vice-Presidente para a Gestão Administrativa e Financeira do IST, e desde novembro de 2013 é membro do Conselho de Escola, ocupando a Vice-Presidência desde julho de 2014. É Vice-Presidente da Associação do IST para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID) desde janeiro de 2012. De 2008 a 2011 atuou como assessora da Presidência da FCT para a área da gestão de projectos e de unidades de I&D.

Vogal: Ana Sanchez

Nasceu em Lisboa, em 1972. É coordenadora do Gabinete de Comunicação e Divulgação de Ciência do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa. Exerce também funções de docente na área da comunicação de ciência e é membro da Unidade de Investigação Mostmicro.

Licenciou-se em Biologia em 1995 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Através do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina (PGDM) fez o seu Doutoramento em Biologia na Katholieke Universiteit Nijmegen, Holanda (2001). De regresso a Portugal, dedicou-se à investigação como bolseira de pós-doutoramento no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), coordenando um projecto de investigação. É autora de uma dezena de artigos científicos.

Em 2005, aceitou o desafio de criar o gabinete de comunicação do ITQB, que tem vindo a coordenar. Nestas funções desenvolveu a vertente de comunicação institucional do ITQB, implementou um programa de divulgação de ciência envolvendo os investigadores e exerceu funções de assessoria da direcção em muitos domínios. Tem coordenado e participado em projectos de difusão do conhecimento científico promovidos pela Agência Nacional Ciência Viva e pela União Europeia e é um membro activo da comunidade portuguesa de comunicadores de ciência, tendo estado envolvida na criação da Associação SciCom.Pt, de que é Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Da actividade docente, destaca-se a criação e coordenação do Mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade Nova de Lisboa. É responsável pelas unidades curriculares de comunicação de ciência em três Programas Doutorais financiados pela FCT e por dois cursos de comunicação de ciência da Nova Doctoral School.