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2016-02-01 às 14h53

SNS: «Não podemos confundir a falta de recursos com a falta de organização»

Novo portal do SNS, 1 fevereiro 2016
Apresentação do novo Portal do Serviço Nacional de Saúde

«O objetivo deste portal é ter uma relação diferente com o cidadão, que tem todo o direito de saber como fazemos saúde, quanto tempo tem de esperar, se os recursos estão a ser bem usados, se a lista de espera está assegurada, o que é uma grande responsabilidade para todos nós», afirmou o Ministro da Saúde na apresentação do portal do Serviço Nacional de Saúde www.sns.gov.pt.

Adalberto Campos Fernandes acrescentou que «há um clima diferente no SNS, onde a opacidade não tem de existir. Não podemos confundir a falta de recursos com a falta de organização dos mesmos e temos falta de capacidade de organizar bem os recursos».

O portal do SNS é uma forma de tornar os serviços públicos mais competitivos e mais transparentes: «O cidadão tem todo o direito de interpelar e nós de fazer prova do que realizamos todos os dias», disse o Ministro, acrescentando que se trata de «estabelecer uma relação diferente com os cidadãos, os dirigentes e os responsáveis».

Nos próximos meses a aposta é tornar todos os dados disponíveis e completar a informação, como os tempos de espera de todas as urgências, consultas e cirurgias, disponíveis, referiu Adalberto Campos Fernandes.

«A nossa responsabilidade política também está online»

«Estamos online e a nossa responsabilidade política também está online. É um serviço de cidadania responsável e serviço púbico, pois permite, por exemplo, acompanhar o tempo de demora nas urgências ou se os tempos de resposta garantidos para as listas de espera estão a ser assegurados», frisou.

O portal www.sns.gov.pt é o «primeiro e modesto contributo para cumprir a ambição do Simplex na administração pública», salientou o Ministro.

A Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, afirmou que o objetivo é que «a informação seja perceptível para os utentes e usada para melhorar a relação de confiança com os serviços públicos».

«Temos feito recolha da opinião de cidadãos e empresas para o programa Simplex, e todos se queixam de muita informação dispersa. Espero que este seja um espaço agregador e que novas iniciativas de portais tenham sempre em conta esta sugestão dos cidadãos», afirmou a Ministra.

A criação deste portal agregador é já uma medida de simplificação, embora programa Simplex para 2016 ainda esteja em fase de audição dos cidadãos e das empresas.

Informação reunida

O portal junta toda a informação até ontem dividida por vários sites. O portal está dividido em quatro áreas (SNS, Institucional, Cidadão e Profissional).

Na dirigida aos cidadãos, destacam-se os serviços de marcação de consultas online e de renovação de medicação, isto é, pedir a renovação de receitas sem ter que ir ao centro de saúde. Na do SNS encontram-se as várias redes de serviços: primários, hospitalares, cuidados continuados e informações sobre medicamentos.

O Governo pretende que toda a informação seja disponibilizada em tempo real, o que ainda demorará algum tempo a acontecer para todos os serviços de saúde. São também disponibilizadas informações estatísticas que dão aos cidadãos a real dimensão do trabalho que o SNS faz diariamente.