Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2016-11-18 às 18h52

Força Aérea recebe Ministro da Defesa Nacional

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, e Secretário de Estado Marcos Perestrelo visitam o Comando Aéreo, Lisboa, 18 janeiro 2016

O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, acompanhado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, visitou as instalações da Força Aérea, em Alfragide, Amadora, e em Monsanto, Lisboa.

Os governantes foram recebidos pelo General José Araújo Pinheiro, Chefe de Estado-Maior da Força Aérea e por todos os Generais responsáveis pelos Comandos Funcionais e Direções, naquela que foi a primeira visita de Azeredo Lopes à Força Aérea enquanto Ministro.

Após as honras militares, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General José Araújo Pinheiro, apresentou um briefing sobre a missão, os compromissos internacionais, os meios e capacidades. O Chefe de Estado-Maior da Força Aérea disse que «esta é uma força pequena, equilibrada e capaz, apresentando-se como credível, flexível e com capacidade de resposta, providenciando opções coerentes para a decisão política».

Quanto aos desafios que a Força Aérea enfrenta, o General alertou para a dificuldade em três vetores: prontidão das tripulações, nomeadamente ao nível das horas de voo e qualificação; regeneração de meios, como a sustentação e atualização de frota; e, por último, a retenção e regeneração de efetivos.

O Ministro sublinhou «o esforço de modernização e profissionalização levado a cabo pela Força Aérea nos últimos anos, em circunstâncias muito difíceis, o que revelou uma capacidade notória de otimização de recursos».

Azeredo Lopes afirmou que também encara com alguma preocupação a substituição dos meios face aos recursos disponíveis, destacando a estabilidade da família militar como prioridade do esforço orçamental.

De seguida o Ministro, o Secretário de Estado e o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea visitaram o Comando Aéreo, em Monsanto, onde o Diretor de Operações Aéreas, Brigadeiro-General Barros Ferreira, apresentou a missão e as competências do comando.