Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2015-12-18 às 18h04

Dadores de sangue com isenção de taxas moderadoras em todos os cuidados hospitalares do SNS

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, visita o centro hospitalar e universitário de Coimbra, 18 dezembro 2015 (Foto: Paulo Novais/Lusa)

Os dadores de sangue deixarão de pagar taxas moderadoras nos cuidados de saúde hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS), à semelhança do que já acontecia nos cuidados de saúde primários e nas unidades de saúde familiares.

«Iremos repor essa isenção para os dadores de sangue para todas as condições de acesso, não apenas para cuidados de saúde primários, que já existe, mas também para cuidados de saúde hospitalares», afirmou o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, em declarações aos jornalistas durante uma visita ao centro hospitalar e universitário de Coimbra.

Referindo que o anúncio feito pelo Governo sobre alterações às taxas moderadoras «foi mal interpretado pelos partidos da oposição, porque disseram que estávamos a anunciar coisas que já existiam», o Ministro explicou que «bastaria que reduzíssemos globalmente o valor das taxas moderadoras, para não estarmos a anunciar coisas que já existem».

Mas «o Governo irá muito mais longe», acrescentou Adalberto Campos Fernandes, lembrando que as questões relacionadas com as taxas moderadoras ainda estão a ser estudadas. Certo é que «será reparado algo que foi muito mal feito, que foi a retirada da isenção de taxas moderadoras para os dadores de sangue».

«Os portugueses perceberão a diferença entre uma leitura administrativa da regra económica e dificuldade do acesso, e confusão entre taxas moderadoras e copagamentos, daquilo que é uma leitura de modelação do acesso e da regulação fina dos direitos de acesso», concluiu.