Notícias
Modal galeria
«É fundamental recuperar a confiança no sistema de ciência e tecnologia, garantindo a nossa aproximação e presença ativa na Europa do conhecimento e da ciência», afirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na apresentação do Programa do Governo à Assembleia da República, acrescentando que «o nosso objectivo é fazer de Portugal um país da ciência, da cultura e do conhecimento».
O Ministro referiu ainda que se trata «de assumir o investimento na ciência e no conhecimento como um projeto colectivo para o futuro de Portugal», pelo que «importa democratizar o acesso à ciência e ao conhecimento (…), persistindo no apoio à atividade científica, às suas instituições, e aos mecanismos de relacionamento e proximidade com a sociedade».
Manuel Heitor sublinhou também que é relevante «apostar na formação avançada e no emprego científico, assim como aproximar os cientistas da população, estimulando a participação pública no desenvolvimento científico e cultural».
«Apostar no conhecimento, é apostar nas pessoas», afirmou o Ministro, acrescentando que isto inclui:
Referindo-se ao Programa do Governo, Manuel Heitor destacou os seguintes pontos:
E concluiu: «Acreditamos em Portugal, e acreditamos que Portugal se pode afirmar como um País de ciência, de cultura, de conhecimento».
Modal galeria