Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-12 às 22h27

180 militares portugueses regressam da missão na República Centro Africana

Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, no regresso dos militares da RCA, Lisboa, 12 setembro 2019
Os 180 militares destacados na República Centro-Africana ao serviço da missão de estabilização das Nações Unidas chegaram ao aeroporto de Figo Maduro, após seis meses de missão. Os militares do Exército e da Força Aérea foram comandados pelo Tenente-Coronel Rui Moura.

Durante a receção a esta força, a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, transmitiu o orgulho do Governo «pela forma exemplar como desempenharam esta missão e reconhecer um sentimento, que é vosso, e que, estou certa, vos orientou ao longo destes últimos seis meses: o sentimento pleno de dever cumprido».

Ana Santos Pinto destacou também a «prestação de enorme valor e coragem» e o elevado grau de desempenho e de profissionalismo que tem sido amplamente reconhecido por todos e, mais recentemente, através da atribuição de uma condecoração por parte Nações Unidas. 

A Secretária de Estado referiu o espírito de corpo, coesão, entrega e motivação demonstradas depois do incidente trágico com o Soldado Aliú Camará: «aquilo que vos une, e a força que vos carateriza é para todos um exemplo. O espírito de superação e resiliência do Soldado Camará, espelho do que é ser Comando, é, para todos, uma inspiração».

«O Soldado Camará, e todos vós, representam o que de melhor Portugal tem e dão corpo ao mote de estarem sempre prontos aos maiores sacrifícios» disse ainda.

Antes de cumprimentar os 180 militares individualmente, a Secretária de Estado deixo «uma sentida palavra de agradecimento» às famílias dos militares e que os têm apoiado de «forma incondicional, nas ausências longas que a missão de servir Portugal vos impõe» porque também a elas «é exigido um sacrifício maior e um justo reconhecimento».