Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-15 às 16h47

150 milhões de euros para eficiência energética na administração local

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pero Marques, afirmou que o Governo vai disponibilizar 150 milhões de euros em concursos para a eficiência energética na administração local, no âmbito do Portugal 2020.

Pedro Marques referiu que o objetivo é «dar um contributo importante, através do investimento autárquico, para este esforço de descarbonização da sociedade», durante a abertura simbólica do período do concurso, nas piscinas municipais do Monte da Caparica, em Almada.

Os concursos são «um projeto integrado que faz face à necessidade de enfrentar as alterações climáticas e aos objetivos» do Acordo de Paris e reduzem «a fatura energética da parte dos municípios, tornando mais eficiente a produção energética», uma vez que também está prevista «a autoprodução a partir de fontes renováveis para autoconsumo».

«Penso que este projeto vai ter muita procura. E o tipo de investimentos que queremos é o tipo de investimentos que hoje aqui pudemos visitar em Almada», acrescentou Pedro Marques, destacando o projeto desenvolvido no Monte da Caparica, também com recurso a financiamento de fundos comunitários.

«Este investimento, nesta piscina municipal, garante 70% da energia térmica necessária para o funcionamento da piscina. É uma fatura pesada que é garantida pelos painéis solares e por todo este complexo de energia renovável que aqui foi instalado», disse.

O Ministro acrescentou que os projetos que o Governo quer ver desenvolvidos estão centrados na melhoria das coberturas e nos revestimentos dos edifícios, melhoria da iluminação pública e gestão dos gastos de energia.

As candidaturas apresentadas pelas autarquias até ao montante de um milhão de euros poderão beneficiar de financiamento a fundo perdido entre 25% e 50%, acrescentou Pedro Marques.