Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-30 às 15h57

Ministra do Mar recebe Prémio Padrão dos Descobrimentos

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, recebeu o Prémio Padrão dos Descobrimentos, atribuído pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Naútica Infante D. Henrique (ENIDH).

«É com elevada honra que agradeço a atribuição do Prémio Padrão dos Descobrimentos. Considero que este prémio é um reconhecimento do empenho e contributo de toda a equipa do área governativa do Mar, incluindo os organismos tutelados, onde se inclui a Escola Náutica Infante D.Henrique», disse a Ministra, durante a cerimónia de entrega do prémio que decorreu em Paço de Arcos.

Ana Paula Vitorino referiu a importância deste estabelecimento de ensino «para o desenvolvimento da economia do mar no nosso País e para a afirmação da liderança mundial em matérias de governação oceânica».

A Ministra afirmou também que a ENIDH «tem conquistado um lugar inigualável no contexto nacional, enquanto única escola de ensino superior público dedicada à formação marítima civil, e que muito tem contribuído para a educação e conhecimento marítimos de várias gerações de portugueses e estrangeiros». 

Prova disso «é o crescimento no número de alunos nos últimos anos letivos e a implementação de um programa de internacionalização que tem vindo a atrair um crescente número de estudantes estrangeiros», disse ainda, acrescentando que esta «é janela de oportunidade e o momento certo para investir em mais e melhores ofertas formativas que apostem na inovação e na tecnologia para navegar em direção ao futuro».

Ana Paula Vitorino afirmou também que o Governo está «determinado em apostar no conhecimento como ativo estratégico, quer para qualificação do emprego, quer para fomentar o empreendedorismo económico nacional, quer ainda como base para parcerias estratégicas no âmbito da atracão de investimento estrangeiro».

Sendo expetável que «o sector marítimo-portuário mantenha a rota do crescimento», a Ministra destacou, durante a sua intervenção, «as recentes medidas de apoio ao sector» promovidas pelo Governo, «nomeadamente, a introdução da Tonnage Tax em Portugal que contribuirão para dinamizar o sector dos transportes marítimos e, consequentemente, terá reflexos positivos na geração de emprego». 

O lançamento do programa de aceleração de startups Bluetech Accelerator (capaz de «identificar» talento e dar sangue novo à Economia Mar), é outra das medidas e que tem funcionado como um «estímulo ao aumento da intensidade tecnológica e à sofisticação dos modelos de negócio dos sectores tradicionais do Mar».

No que se refere às infraestruturas portuárias, Ana Paula Vitorino relembrou que está em curso a concretização da «Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária» e que, para além do aumento de capacidade e produtividade dos principais portos, contempla igualmente projetos de aumento da eficiência logística, como seja a janela Única Logística, cujo primeiro piloto já entrou em funcionamento nos portos da Madeira. 

Para a Ministra, esta estratégia de empoderamento do sector tem implicado uma contínua necessidade de contratação de profissionais qualificados pelo que neste contexto de progresso, «o empenho da ENIDH em dar resposta às necessidades de qualificação profissional de marítimos».
Tags: mar, marinha, portos
Áreas:
Mar