Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-03 às 12h22

Constituição do grupo de projeto para os «Museus no Futuro»

A constituição do grupo de projeto para os «Museus do Futuro» foi publicada no Diário da República de 3 de maio, em despacho assinado pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

«Fica definido que o grupo é constituído por 14 elementos, integrando representantes das áreas governativas da Cultura, Negócios Estrageiros, Defesa Nacional, Economia, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, e da Presidência da República», refere o comunicado da área governativa da Cultura. 

O mesmo comunicado acrescenta ainda que «a coordenação caberá a Clara Frayão Camacho, técnica superior na Direção Geral do Património Cultural [DGPC]». 

O despacho determina ainda que devem ser convidados a participar nos trabalhos personalidades de reconhecido mérito e representantes de entidades, públicas ou privadas, incluindo organizações representativas da museologia, designadamente a Associação Portuguesa de Museologia e o Conselho Internacional de Museus. 

Cabe também a esta equipa promover e realizar fóruns temáticos e iniciativas de índole participativa com cidadãos e entidades representativas do setor. 

Este Grupo tem um mandato de um ano e deverá apresentar dois relatórios, um intercalar e outro final. 

Os «Museus do Futuro» têm por missão identificar, conceber e propor medidas que contribuam para a sustentabilidade, acessibilidade, inovação e relevância dos museus sob dependência da DGPC e das Direções Regionais de Cultura.