«Começo, naturalmente, por agradecer o amável e honroso convite que a CAP me endereçou para presidir à sessão de abertura da Cimeira Mundial do Azeite e do Congresso Nacional do Azeite, realizados por ocasião da Feira Nacional de Agricultura 2018 e dar os parabéns à organização pelo facto de, nesta edição, ter adotado o AZEITE como tema dominante.
Este ano o Congresso Nacional do Azeite é realizado em simultâneo com a Cimeira Mundial do Azeite, o que muito nos honra, arriscando-me a afirmar que a escolha de Portugal é, seguramente, também o reconhecimento por parte das instâncias internacionais, da dinâmica que o setor do azeite vem revelando no nosso País ao longo da última década, colocando-o, de forma crescente, na agenda internacional do setor.
Gostaria também de manifestar o apreço do Governo, que aqui represento, pelo trabalho empenhado de todos os que fizeram da olivicultura um caso de sucesso da agricultura portuguesa. Todos sem exceção – olivicultores, empresários agroindustriais e associações de agricultores.»
Leia a intervenção em anexo.