Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-04-03 às 17h01

Intervenção do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação no Fórum «Leite - Produto Nacional de Excelência»

Começo, naturalmente, por agradecer o amável convite que me foi endereçado pela Confagri para participar neste Fórum sobre o Leite – Produto nacional de Excelência, sem dúvida, um tema de grande atualidade e relevância.

O setor do Leite foi, no quadro da adesão à CEE, provavelmente aquele em que se registou uma mudança estrutural mais profunda, a vários níveis: redução do número de produtores (70 mil para cerca de 3500). A duplicação da produtividade por animal, o aumento da dimensão média das explorações que passou de 18 vacas por exploração para 34 nos últimos 10 anos (representando as explorações com mais de 50 vacas, 64% do total), o aumento da produção e a concentração empresarial exprimem, de forma clara, essa realidade.

Este ajustamento, efetuado de uma forma gradual e sem impacte significativo, à exceção de alguns períodos críticos, no rendimento dos produtores, deve-se, em larga medida, ao modelo de raiz fortemente cooperativa, que permitiu preservar a base produtiva de leite nacional.

Leia a intervenção completa em anexo.