Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2017-12-12 às 12h19

Intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio na 11.ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio

«A economia mundial enfrenta hoje novos desafios. As nossas empresas e os nossos cidadãos compram, vendem, trabalham e competem num mundo global, em transição para uma economia cada vez mais digital, com cadeias de valor cada vez mais integradas, que conduzem a profundas transformações tecnológicas na atividade produtiva e na forma como os agentes económicos se relacionam. O comércio internacional, regulado e sustentável, baseado em regras, é, assim, cada vez mais vital para o investimento, para o crescimento económico, para a criação de emprego e para o desenvolvimento sustentável.

A OMC e as regras multilaterais de comércio, na sua essência, constituíram uma resposta ao protecionismo, que ainda paira sobre nós. Mas o mundo evoluiu e o comércio global também evoluiu. Nós, enquanto membros da OMC, temos de conseguir responder adequadamente a essas mudanças, cooperando para que haja uma distribuição mais equitativa dos ganhos do comércio internacional, quer nas nossas sociedades, quer entre os seus membros.»

Leia a intervenção em anexo