Intervenção do Primeiro-Ministro no debate sobre «O Futuro da Europa» no Parlamento Europeu - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-03-14 às 9h37

Intervenção do Primeiro-Ministro no debate sobre «O Futuro da Europa» no Parlamento Europeu

(Vale a versão proferida)

É um grande prazer regressar a esta casa, onde servi, ainda que brevemente, como deputado e Vice-Presidente, e que tanto tem contribuído, enquanto única instituição diretamente eleita pelos cidadãos, para melhorar a transparência e a democracia na Europa. Saúdo também a presença do Senhor Presidente da Comissão, cuja visão, pragmatismo e experiência europeismo nos tem ajudado na busca de soluções, a superar divisões e reforçar a nossa União.

Nos últimos anos, a União Europeia foi sacudida por uma sucessão de crises sem precedentes na sua história que a abalaram nas suas fundações, da grande recessão de 2008 ao Brexit e à dramática crise dos Refugiados no verão de 2016.

Vivemos agora um momento de apaziguamento. Podemos finalmente celebrar o regresso do crescimento económico e evitámos que o Brexit se tornasse um princípio de desagregação. Mas, em qualquer caso, não há razões para complacência.

Leia o discurso