Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-05-31 às 12h59

Intervenção do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no debate sobre o mercado de trabalho na Assembleia da República

Nesta primeira intervenção queria valorizar o facto de as questões do mercado de trabalho estarem bem vivas na agenda política e no debate público, reafirmando a importância do trabalho, enquanto dimensão indissociável do contrato social em que assentam as sociedades modernas, enquanto elemento fundamental de criação e distribuição de riqueza, enquanto dimensão fundamental de uma inclusão social plena e de participação na vida coletiva.

A dinâmica do mercado de trabalho acompanha de forma quase sempre muito próxima o desenvolvimento da economia e o seu próprio dinamismo.

Efetivamente, numa verdadeira relação estreita com a dinâmica de crescimento económico, entre o quarto trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2019 o emprego cresceu 7%. E se o emprego total está ainda abaixo dos níveis pré-crise, o emprego por conta de outrem está já acima do nível homólogo de 2008 (+172 mil empregos).

Leia a intervenção na íntegra em anexo.
Tags: trabalho