Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-09-19 às 14h15

Intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas no Congresso Melhor Alentejo

É bem sabido que esta vasta Região tem, desde há muitos anos, encarado enormes desafios que, é justo dizê-lo, têm sido enfrentados com determinação pelos autarcas, empresários, dirigentes associativos e demais atores do território.

Essa determinação tem sido importante para atrair empresas, criar postos de trabalho e contrariar a desigualdade do processo de desenvolvimento. Mas, pese embora o muito que tem sido feito, é necessário dar mais força a essa dinâmica, criar condições de atratibilidade para mais empresas se instalarem em todo o Alentejo.

Nesta matéria, importa realçar o papel das infraestruturas como alavanca para o crescimento.
Entre as infraestruturas existentes na Região, destacam-se duas que serão, porventura, as mais significativas: o porto de Sines e a barragem do Alqueva.

Da mesma forma, também o apoio público ao desenvolvimento de um cluster de indústria aeronáutica no Alentejo, numa verdadeira opção de política industrial, evidencia as potencialidades dessa abordagem como forma de atrair investimento privado diferenciador, com potencial de arrastamento na economia.

Esses investimentos não devem, porém, ser considerados como concluídos. Existe muito potencial que pode e deve ser explorado, e que depende, sobretudo, da decisão política e ação dos agentes da região.

Leia a intervenção na íntegra