Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-02-15 às 10h31

Intervenção do Ministro do Ambiente e da Transição Energética no lançamento do concurso para a renovação da frota da Transtejo

Ninguém pode hoje ter dúvidas em relação ao compromisso do Governo com a melhoria da mobilidade nas cidades, nas áreas metropolitanas, no país.

Com o concurso que hoje é lançado, só no nosso Ministério somam-se 57 milhões de euros para os transportes públicos, desta feita para a Transtejo. Além dos 137 Milhões euros para as novas composições no Metro de Lisboa e para o respetivo sistema de sinalização e segurança. Ou, ainda no Metro de Lisboa, dos 210 milhões de euros para a obra de expansão. Ou dos 55 milhões para a compra de 18 novas carruagens para o Metro do Porto. Ou dos 310 milhões para a expansão desta última rede de metro. Com exceção deste último concurso, que será lançado em Março, todos os outros estão na praça e, uma vez concretizados, provocarão uma mudança significativa na oferta atual.

Também financiada pelo Governo, corre neste momento a aquisição de 710 autocarros para todo o país, todos eles de elevada performance ambiental, muitos dos quais elétricos. Destes, são já vários os que se veem a circular.

Se estes números são a face mais evidente e passível de notícia da nossa ação, esta é, porém, muito mais vasta.

Leia a intervenção na íntegra