Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-03-29 às 13h20

Intervenção do Ministro do Ambiente e da Transição Energética na assinatura do contrato do Programa de Apoio à Redução Tarifaria na Área Metropolitana do Porto

Percebemos, aceitamos, agradecemos à ciência ter-nos feito perceber a relação entre a atividade humana e as mudanças no clima. E melhor entendemos o que esta nos exige de consequência na ação.

Mas sentimos que, na Política, a necessidade de procurar o compromisso popular que nos permita honrar este outro compromisso climático, a ordem dos fatores se inverte e nos cabe concretizar soluções eficazes, sobretudo quando o comum dos cidadãos já nada precisa que se lhe seja dito, porque a verdade está aí, nas nossas vidas e nas televisões, e nos mostram que as mudanças no clima são catastróficas.

O que se passa connosco e com o planeta não tem o tempo da História para ser contado e, porque vamos ser nós a assistir ao filme todo, temos também de ser nós a escrever o seu final feliz.

Em concreto, cabe à Política encontrar as soluções socialmente justas – e que agreguem todas as vontades –na mais urgente luta das nossas gerações, a que fazemos contra o aquecimento global.

Se me perguntarem por exemplos do que este governo tem feito, eu juro que os sei dar muitos, mas nada encontro de mais perfeito do que o PART e a drástica redução das tarifas no transporte coletivo, pelo papel indutor que terá, ao aumentar a sua utilização.

Leia a intervenção na íntegra