Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-05-29 às 15h18

Intervenção do Ministro das Infraestruturas e da Habitação na cerimónia de homologação de acordo de colaboração no âmbito do 1.º Direito com o município de Arruda dos Vinhos

Este é um dia importante, porque marca o arranque do programa 1º Direito e é uma grande satisfação poder fazê-lo hoje como ministro. Tive a oportunidade de herdar a pasta e o trabalho longo feito pelo ministro do Ambiente e pela Secretária de Estado da Habitação, que felizmente continuou agora no Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

Costumo dizer que os problemas dos outros são os nossos problemas. A verdade é que nas últimas décadas vemos as nossas sociedades a ficarem crescentemente individualistas. Cada um por si. No quadro de uma sociedade que nos entrega a nós próprios, vivemos num contexto de elevada competição entre nós. E há os que vencem e há os que são derrotados. Nos últimos anos temos aumentado a insegurança e a instabilidade das nossas populações.

Nos últimos anos começámos todos a aderir a uma determinada ideia que só nos deixou à maioria do povo desprotegida e insegura. Por isso, começámos todos a desenvolver os mais diversos discursos e teses sobre o Estado para não ficarmos mal. "Menos Estado, mas melhor Estado" e slogans do género. A verdade é que vivemos e desenvolvemo-nos enquanto comunidade. E foi enquanto comunidade que ao longo de séculos fomos conseguindo construir as sociedades onde vivemos. Não podemos em nenhum momento esquecer que nós só conseguimos chegar ao dia de hoje porque fomos capazes de cooperar.

Consulte a intervenção na íntegra em anexo.