Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-10-29 às 15h36

Intervenção do Ministro das Finanças no debate da Proposta de Orçamento do Estado para 2019 na Assembleia da República

O Governo apresenta hoje perante o plenário da Assembleia da República o quarto Orçamento do Estado da XIII Legislatura.

É o quarto orçamento e é apresentado na quarta sessão legislativa. Sim, senhores Deputados: um orçamento por ano. Portugal virou, também, a página dos orçamentos retificativos!

Portugal tem hoje uma situação económica, orçamental e financeira bem distinta daquela que existia em 2015. Hoje podemos afirmar que Portugal está melhor.

Por isso, também os portugueses estão melhor!

Ao longo da legislatura, a riqueza do país cresce 16%. Produzimos mais.

O rendimento das famílias cresce 18%. Distribuímos mais.

O emprego cresce. São mais 380 mil postos de trabalho, 80% dos quais permanentes e com melhores salários. Trabalhamos mais e ganhamos mais.

Os portugueses hoje podem acreditar. Os portugueses hoje podem confiar no seu país e na possibilidade de — aqui — construírem o seu futuro e o dos seus filhos sem serem forçados a emigrar. Os portugueses hoje podem sonhar com um futuro em Portugal.

Governar implica fazer escolhas. Escolhas entre alternativas. E há sempre alternativas.

Em abril de 2015 apresentámos o documento intitulado "Uma década para Portugal". Apresentámos as nossas ideias, a nossa visão para o aumento do potencial de crescimento da economia. Foi essa visão, plasmada no Programa do XXI Governo, que serviu de linha condutora para a política orçamental que seguimos, sem hesitações ou recuos. Os sucessivos orçamentos — 2016, 2017, 2018 — deram corpo a essa política, sempre feita de escolhas.

Leia a intervenção na íntegra