Intervenção do Ministro das Finanças da conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2018-11-23 às 12h02

Intervenção do Ministro das Finanças da conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários

Ainda há não muito tempo, o investimento sustentável era um assunto exclusivo de um pequeno grupo de especialistas. Atualmente, marca a agenda europeia em diversas matérias e em diferentes fóruns.

Os governos de países de todo o mundo escolheram um caminho mais sustentável para o nosso planeta e para as nossas economias, tendo como referência o Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. Aí foram estabelecidos 17 objetivos ambiciosos com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030.

Alcançar estes objetivos, em direção a uma economia europeia mais sustentável, exige, todavia, investimentos significativos, mobilizando financiamento e uma alteração dos processos de decisão.

Por vezes, reduzimos a sustentabilidade a questões ambientais e às alterações climáticas, mas a sustentabilidade tem um universo muito maior.

Leia a intervenção na íntegra.