Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-01-29 às 14h25

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional no VI Seminário SIRP «Ciberdemocracia e cibersegurança»

«Um convite para falar sobre ciberdemocracia e sobre cibersegurança. Eis um desafio entusiasmante, mas também intimidante, porque se trata de um dos grandes temas do nosso tempo, exatamente por não haver soluções fáceis e óbvias. Vejo este momento sobretudo como uma oportunidade para partilhar inquietações, e escutar opiniões diversas que estão todas devidamente sedimentadas no objetivo de promover a nossa segurança face a desafios radicalmente diferentes daqueles que se sentiam há um par de décadas atrás.

Desde logo, portanto, quero agradecer ao SIRP, em particular à sua Secretária-Geral, a Embaixadora Graça Mira Gomes, pelo convite para estar aqui hoje. Este seminário é já uma referência nacional e quero saudar o SIRP e os seus parceiros, o Instituto de Defesa Nacional e a Universidade Nova de Lisboa, pela realização hoje da sexta edição, que, tal como as anteriores, continua a colocar em debate temas de grande atualidade e relevância para responder aos desafios dos nossos tempos. 

A importância de abrirmos, à sociedade portuguesa, os debates em torno das grandes questões estratégicas do nosso país é, a meu ver, um contributo fundamental para a nossa democracia».

Leia a intervenção na íntegra.