Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-10-21 às 17h25

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na abertura do seminário Promoção da Igualdade de Género na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Olhar para as questões de igualdade entre géneros é uma obrigação de qualquer sociedade democrática. A construção de comunidades solidárias, abertas à diferença, que entendem e valorizam essas diferenças, faz-se tanto nos pequenos, como nos grandes gestos. Faz-se na aprovação de legislação, na criação de instrumentos, processos e medidas que limitem formalmente as desigualdades entre homens e mulheres. Mas, faz-se essencialmente na mudança de mentalidades, na normalização da presença de mulheres e homens em todas as funções. Em boa parte da nossa sociedade isso já aconteceu plenamente. A Defesa não é, e não pode ser, uma exceção.

Portugal tem feito progressos importantes para garantir a igualdade formal entre homens e mulheres, mas estamos bem cientes que há um caminho, que é longo e permanente, de manutenção e progressão destes ganhos e da sua incorporação nas mentes de cada um dos nossos cidadãos.

Leia a intervenção na íntegra