Saltar para conteúdo

Intervenções

2019-04-10 às 15h47

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na abertura do seminário «PESCO: Novos Desafios e Oportunidades para a Indústria de Defesa Nacional»

«Vou ser direto nas minhas palavras: as expetativas para este seminário são elevadas. Esta não deve ser entendida como apenas mais uma ocasião para debater as oportunidades inerentes à Defesa Europeia, nomeadamente no desenvolvimento de uma indústria europeia de defesa. Este seminário tem o objetivo claro de fornecer elementos que permitam a Portugal organizar processos de decisão, no âmbito da Defesa Nacional, que integrem de forma coerente e funcional, velhas e novas variáveis, como o desenvolvimento da base tecnológica e industrial de defesa, os projetos PESCO, a antecipação do Fundo Europeu de Defesa ou o futuro das participações do Estado no setor empresarial de defesa.

Por isso, quero deixar um agradecimento público à Associação Industrial Portuguesa, na pessoa do seu presidente Dr José Eduardo Carvalho, e ao EURODEFENSE na pessoa do seu presidente Dr António Figueiredo Lopes, que, em boa hora, se associaram ao Mistério da Defesa neste desígnio nacional de ajudar a definir novas linhas de coerência para nossa participação nestas oportunidades europeias.
 
Agradeço particularmente aos nossos oradores, aos estrangeiros que vieram partilhar connosco as perspetivas da União Europeia, e aos portugueses, que se juntam a nós hoje para oferecer as suas visões sobre aquilo que já se faz, e sobre aquilo que se poderá fazer mais e melhor».

Leia a intervenção na íntegra