Intervenção do Ministro da Administração Interna no Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses - XXI Governo - República Portuguesa

Intervenções

2017-12-09 às 15h11

Intervenção do Ministro da Administração Interna no Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses

«A Associação Nacional de Municípios construiu, ao longo destas mais de três décadas de percurso, uma voz que hoje consolida aquilo que é o papel único do municipalismo na nossa história secular. O papel dos municípios está indissocialvelmente ligado àquilo que são os melhores momentos da afirmação da democracia, da participação, de um patriotismo sentido em cada local onde é Portugal.

A aprovação, por unanimidade, da Resolução Final deste Congresso, para, com confiança, autarcas e governo trabalharmos para descentralizar Portugal, responsabiliza-nos a todos de forma reforçada. Responsabiliza certamente aqueles que assumem o compromisso que os trouxe aqui. Que os levou a aprovar este forte incentivo a uma profunda transformação na estrutura da forma de governação da Administração Pública. Mas também é, para o Governo, uma responsabilidade acrescida. Para um Governo que coloca no centro da sua agenda a Descentralização, que qualifica como a base da reforma do Estado.»

Leia a intervenção em anexo