Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-03-01 às 18h23

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na inauguração do núcleo expositivo da Sé de Viana do Castelo

A intervenção feita nesta magnífica igreja – classificada de interesse público desde 1953 – faz parte do programa de valorização geral da Sé de Viana e integra um vasto projeto de requalificação que uniu, numa profícua parceria, o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa.

Refiro-me à Operação "Rota das Catedrais a Norte" que compreende intervenções de qualificação e valorização no património de sete sés e catedrais da Região Norte do País – contando com um investimento global de 2,5 milhões de euros.

Esta operação de parceria não só tem vindo a resolver situações críticas, como está a impulsionar a dinamização de atividades culturais, dando novos e renovados usos aos espaços. Trata-se, em suma, de capacitar e qualificar.

A criação de sinergias entre entidades públicas, privadas e sociedade civil é, hoje, um caminho fundamental para a preservação da memória, do património e para a criação de novos públicos. Precisamos, cada vez mais, de ter uma estratégia de responsabilidade conjunta e partilhada.

Leia o discurso na íntegra