Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-07-19 às 12h40

Intervenção da Secretária de Estado da Cultura na cerimónia de inauguração das obras de recuperação do Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos da Via Sacra

Esta cerimónia em que tenho, hoje, a honra e o prazer de usar a palavra assinala um encontro de tempos e de vontades da maior importância.

O lugar em que nos encontramos é um património, em praticamente todos os sentidos que esta palavra pode conter. É um património histórico e arquitetónico, testemunha privilegiada de alguns dos momentos mais marcantes da história de Portugal, como a Restauração de Independência e as Guerras Peninsulares, rodeado por um património natural quase mágico, a Mata Nacional do Bussaco, cuja essência e impacto José Saramago se confessava quase incapaz de descrever.

Em profundo respeito pela história e tradição que este património edificado representa, em defesa da riqueza natural que nos rodeia, foi um imperativo de memória e reconhecimento proceder à intervenção de recuperação no Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos, bem como à valorização e proteção da Mata Nacional do Bussaco.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.
Tags: cultura