Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-08-29 às 18h59

Intervenção da Ministra da Saúde no 18.º Congresso Europeu de Medicina Interna

Este evento assume particular realce pela sua carga simbólica. Em primeiro lugar por coincidir com as comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde que temos vindo a sublinhar em várias iniciativas pelo País; em segundo lugar, porque a Medicina Interna corresponde, de alguma forma, ao pensamento do seu fundador, o Dr. António Arnaut, para quem a finalidade última dos serviços de saúde era o indivíduo enquanto cidadão. O ser humano na sua totalidade complexa, não fragmentado, sem nunca ser despido da própria individualidade.

O internista é o médico do doente, que compreende os seus problemas e o seu contexto e está em melhores condições de ver o todo, de definir prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de atuação mais adequado. Ou dito por outra palavras, a Medicina Interna desenvolve uma compreensão holística do doente, integrando a sua história de vida, as patologias, a interação entre elas, respondendo à complexidade de cada cidadão através de um programa de ação integrado.

O médico internista está preparado para garantir a assistência nas mais variadas valências da prestação de cuidados, designadamente nos serviços de urgência, internamento e consulta, entre outros. Recentemente e através do alargamento e consolidação do projeto da Hospitalização Domiciliária, em todo o país, o internista tem assumido, novamente um papel de destaque na prestação de cuidados de qualidade.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.