Saltar para conteúdo

Intervenções

2019-03-22 às 14h23

Intervenção da Ministra da Saúde na sessão de encerramento do Congresso da Ordem dos Nutricionistas

«É com particular satisfação que me dirijo a vós, no fim de dois dias de trabalho numa área da maior relevância para a saúde dos portugueses.

No nosso país, mais de 1/3 de todas as mortes são atribuídas a fatores comportamentais e, de entre estes, particularmente àqueles relacionados com a alimentação.

Enumero alguns: mais de metade da população portuguesa não consome fruta e hortícolas em quantidade suficiente, cerca de um quarto dos portugueses consome açúcar em excesso e o consumo de sal é praticamente o dobro do recomendado.

Alguns destes comportamentos são ainda mais preocupantes nas crianças e adolescentes, comprometendo um futuro saudável, não só desta geração mais de todas as outras que lhe seguirão.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte. A diabetes e a obesidade, enquanto doença e fator de risco para outras doenças crónicas, atingem uma elevada proporção da população - 1 em cada 2 adultos apresenta excesso de peso; 1/3 das crianças apresentam excesso de peso.»

Leia a intervenção completa em anexo.