Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-02-27 às 15h54

Intervenção da Ministra da Saúde na interpelação parlamentar - Prioridade às pessoas e políticas de saúde centradas nas pessoas

No ano em que se completam quatro décadas sobre a criação do SNS e num momento em que se levantam vozes que pretendem fazer crer que o SNS está pior do que estava no início da legislatura, quero focar a resposta a esta interpelação num tema central do Programa do Governo e da Proposta de Lei de Bases da Saúde – as Pessoas.

A prioridade às Pessoas e as políticas de Saúde centradas nas Pessoas; as pessoas que fazem o SNS, os seus recursos humanos, e as pessoas que justificam a existência do SNS, os seus utentes.

(...)

Não ignoramos o que não corre bem no SNS. Conhecemos o trabalho que temos pela frente. Temos uma luta sem tréguas pela melhoria do cumprimento dos tempos máximos de resposta garantidos no SNS, pela melhoria da eficiência e pela melhoria da gestão. Esta é, seguramente, a melhor forma de proteger os mais frágeis.

Não sendo perfeito, o SNS é um serviço público de sucesso e seguramente que a ele se deve muito do prestígio internacional atribuído ao sistema de saúde português, bem patente na recente atribuição do 13.º lugar do Euro Health Consumer Index 2018, da Health Consumer Powerhouse.

Leia a intervenção na íntegra