Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-06-18 às 18h59

Intervenção da Ministra da Cultura na inauguração da Mostra Espanha 2019

A amizade entre Portugal e Espanha é, tal como na geografia que nos aproxima, uma vasta fronteira plena de pontes que nos ligam numa partilha permanente e antiga de universos comuns. Partindo da vizinhança e de uma herança linguística partilhada, os nossos povos têm, ao longo de séculos, construindo a sua identidade cultural própria, mas permanentemente próxima, entrecruzada, num diálogo que sempre superou a rigidez das fronteiras e dos momentos políticos. Portugal e Espanha, enquanto culturas, sempre coexistiram em diálogo e em enriquecimento mútuo.

A colaboração entre as nossas culturas é da maior importância, seja através destas iniciativas transversais, seja através do fortalecimento da cooperação transfronteiriça na defesa e preservação do património cultural próprio e daquele que a história, geografia e a proximidade linguística tornaram comum.

É, por isso, com enorme prazer que damos início a mais uma edição da Mostra Espanha, uma parceria alargada que envolve diversas entidades dos nossos países e na qual o Ministério da Cultura de Portugal participa ativamente.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.
Tags: cultura, Espanha