Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-03-26 às 15h37

Intervenção da Ministra da Cultura na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto

«Este Governo tem procurado reforçar os equipamentos culturais de referência, mas também preparar, em diálogo com o setor, as estratégias de antecipação e adaptação às transformações futuras. Reverter o passado herdado do anterior governo, organizar o presente e ter uma visão de futuro, eis o que nos propusemos fazer e aquilo que já alcançámos nesta legislatura para a área da Cultura.

Em quatro orçamentos, o orçamento para a Cultura cresceu 38%. A Cultura foi a área que mais cresceu ao longo da legislatura. Só para 2019 conseguimos um reforço de 13%, em sentido inverso, aliás, ao desinvestimento que pautou a política do anterior governo, que cortou 35% no orçamento para a Cultura.

A nossa política pública de cultura assenta em objetivos claros: integração, sustentabilidade e inovação. Porque só assim conseguimos o essencial: uma cultura que chega a todas as pessoas.

Num sentido inverso ao das reformas executadas pelo anterior governo na área da cultura e do património, que incapacitaram a implementação de uma política cultural estruturada, procurámos responder à justa reivindicação do setor: Maior Autonomia e uma estratégia para o futuro.»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.
Tags: cultura