Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-05-29 às 12h59

Intervenção da Ministra da Cultura na cerimónia de inauguração da 89.ª Feira do Livro de Lisboa

É com grande prazer que regresso à Feira do Livro de Lisboa, este momento-chave da cidade e um dos mais relevantes acontecimentos do Livro e da Leitura realizados em Portugal.

Regresso sempre enquanto leitora e lisboeta, mas permitam-me que realce o quão especial que é para mim, regressar, hoje, no exercício destas funções governativas na área da Cultura, depois de, em 2017 e noutras funções, termos apresentado aqui na Feira do Livro o Orçamento Participativo Portugal. Nesta iniciativa pioneira, é sempre importante referir que os projetos de âmbito cultural foram os que reuniram o maior número de propostas validadas, algumas na área do livro, como a plataforma Livrar.

A Feira do Livro de Lisboa é também isto, um espaço em redor do qual a cidade, os que nela moram e os que, por esta altura, a visitam constroem as suas memórias a partir dos livros que aqui compram, dos autores que aqui conhecem, das leituras que aqui ouvem.

Memórias pessoais, como as que tenho de aqui vir com os meus pais, quando a Feira estreava este cenário emblemático do Parque Eduardo VII. Mas também uma imagem inapagável de Lisboa e da história que a cidade e a Feira partilham, desde que em 1930 a Semana do Livro teve a sua primeira edição na Praça D. Pedro V.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.