Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-10-08 às 12h49

Intervenção da Ministra da Cultura na cerimónia de entrega do Prémio Literário José Saramago

«Ao longo das suas onze edições, o Prémio José Saramago tem ajudado a construir um cânone da lusofonia, composto pelos seus mais jovens autores. Os meus parabéns ao Afonso Reis Cabral por passar agora a integrar esta honrosa listagem, mas, também, ao júri que soube reconhecer não só as suas qualidades literárias, mas o humanismo de um autor cuja juventude nos surpreende quando pensamos na marca significativa e reconhecível que já deixou na literatura portuguesa.

Algumas vezes o poder da ficção não é só construir o autêntico através da imaginação, mas também o de dar voz e nova vida àquilo que muitos vão esquecendo. Tornar de novo real e presente o que aconteceu, foi este o desafio que Afonso Reis Cabral assumiu, oferecendo o seu olhar incisivo à trágica história de Gisberta Salce Júnior, morta por um grupo de catorze rapazes num prédio abandonado do Porto. Como o autor compreendeu, às vezes só a ficção pode dar respostas ao mistério e fazer incidir uma luz a que as crónicas e as notícias não chegam, oferecendo verdade, dimensão e impacto através da reconstrução imaginada do real.

Este é um dos aspetos notáveis desta obra de Afonso Reis Cabral, que trata com talento literário, mas também com imensa dignidade e sentido ético, uma tema tão difícil, tão sensível, mas absolutamente fundamental. Renovo os meus parabéns, não só pelo prémio que agora recebe, mas pelo desafio que significou escrever este livro, por não ter enfrentado os riscos que esta história necessariamente carregava e por ter emprestado a sua voz única e tão surpreendentemente madura a esta história.»

Leia a intervenção completa em anexo.