Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2018-06-19 às 15h53

Discurso do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas na apresentação do do Programa Nacional de Investimentos 2030

Desde o 25 de abril, Portugal desenvolveu uma importante rede de infraestruturas, que vieram aproximar o país e promover a competitividade das regiões.

Contudo, a existência de uma certa dificuldade histórica em estabelecer consensos em torno dos projetos estruturantes de obras públicas, conduziu ao sucessivo adiamento de grandes projetos infraestruturais que eram determinantes para o desenvolvimento do país.

No que respeita a grandes investimentos em infraestruturas, devemos ter presente que os ciclos de planeamento e execução demoram vários anos, atravessando legislaturas e ciclos político.

A tentação, a que tantas vezes assistimos, de os novos Governos rasgarem os planos dos Governos anteriores, para fazerem novos estudos e lançarem novos planos, conduz, com demasiada frequência, ao adiar de decisões que importava tomar. Acabando, muitas vezes, afinal, por apresentar planos que não diferiam muito dos do Governo anterior.

Lançamos hoje o Programa Nacional de Investimentos 2030, que irá definir os investimentos estratégicos que o país deverá lançar na próxima década.

Um Programa que estará articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030, relativamente aos quais foi possível alcançar um amplo consenso social, económico e político, que reforça a nossa posição negocial junto de Bruxelas.

Leia o discurso na íntegra