Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Documentos

2019-07-12 às 15h06

Proposta de compromisso de trabalho sobre conciliação entre trabalho, vida familiar e pessoal

A conciliação da vida profissional, pessoal e familiar é, por definição, um fator de ligação entre diferentes dimensões da vida das pessoas e do nosso modelo de organização social e económica. Tem por isso, em particular num país em que todos, mulheres e homens, trabalham na sua esmagadora maioria a tempo inteiro, fortes impactos na qualidade do emprego, no bem-estar e vida pessoal e familiar de todas as gerações, na vida das empresas e no seu desempenho, nomeadamente por via da produtividade, motivação de trabalhadores/as e níveis de absentismo. E, aspeto não menos importante, um poderoso indutor de mais igualdade entre mulheres e homens.

De facto, sendo Portugal um dos países com mais elevados níveis de participação das mulheres a tempo inteiro no emprego, em todas as fases da vida, e tendo em conta as desigualdades ainda significativas na repartição entre mulheres e homens do trabalho não pago, melhorias nas condições e padrões de conciliação entre trabalho e vida familiar e pessoal implicam e terão também impacto positivo na redução destas assimetrias de género.

Promover melhores padrões de conciliação entre trabalho, vida familiar e pessoal deve ser, por estas razões, um objetivo de qualquer sociedade desenvolvida. Não por acaso, quer o Governo, quer diferentes parceiros sociais têm ao longo do tempo expressado a sua preocupação com as questões da conciliação e têm desenvolvido iniciativas concretas neste âmbito, desde medidas concretas à promoção de mais estudos e informação.

Leia o documento na íntegra