Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Documentos

2018-11-26 às 10h00

3.º ano do XXI Governo - documento de balanço

O XXI Governo completa três anos com a certeza de ter devolvido a confiança aos portugueses, com mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade, contas certas e recuperando a credibilidade internacional. Fruto de uma estratégia assente em políticas públicas que devolveram a confiança aos cidadãos, relançaram a economia e recuperaram os níveis de proteção social, foi possível virar a página da austeridade preservando o rigor e equilíbrio das contas públicas.

O Governo cumpriu as principais metas a que se propôs no seu Programa, respeitando as posições conjuntas com o PCP, BE e PEV, assim como os compromissos internacionais do país. A normalidade constitucional foi reposta, ao mesmo tempo que se garantiu a restituição de direitos, a melhoria de vida das famílias, a previsibilidade dos agentes económicos, a sustentabilidade das contas  públicas e a credibilidade do país.

A estabilidade e continuidade das políticas permitiu colocar o país no caminho do progresso e da prosperidade. Estabilidade e continuidade na recuperação de rendimentos das famílias, no reforço da coesão social e no combate às desigualdades, na promoção da inovação e produtividade das empresas, na consolidação dos serviços públicos e do Estado Social, na valorização do trabalho e qualificação dos recursos humanos, na aposta na cultura e no conhecimento como motores do desenvolvimento.

Leia o documento na íntegra