Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-11 às 17h35

Visita da Secretária de Estado da Saúde e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade à Guiné-Bissau

De 11 a 15 de setembro, a Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, estão de visita à Guiné-Bissau para conhecer as iniciativas em curso nesse país para erradicar a mutilação genital feminina e escutar em primeira mão as experiências concretas de pessoas e organizações.

«A partilha de experiências e o trabalho conjunto entre os países refletem-se numa intervenção mais eficaz, capaz de pôr termo a esta prática com consequências muito graves para a saúde física e mental de tantas mulheres no mundo», afirma Rosa Monteiro.

«As práticas nefastas são um problema legal, de direitos e de igualdade. Mas devem ser encaradas, sobretudo, como uma questão de saúde. Estamos a reforçar os nossos recursos e a articulação entre os vários parceiros para podermos responder melhor e de forma mais eficaz a estas meninas e mulheres», reforça Rosa Valente de Matos.

O programa da visita das Secretárias de Estado inclui a participação em ateliês do projeto «Meninas e Mulheres: Educação-Saúde-Igualdade-Direitos», desenvolvido pela organização não-governamental P&D Factor com o apoio financeiro do Governo de Portugal, assim como encontros com organismos da ONU, com o Comité Nacional para o Abandono de Práticas Nefastas da Guiné-Bissau, com o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau e com mulheres líderes e jovens.

O Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica 2018-2021, que integra a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual (2018-2030), prevê várias medidas para reforçar a prevenção da mutilação genital feminina, nomeadamente a capacitação de profissionais e a promoção de projetos envolvendo as comunidades migrantes entre as quais a prática está identificada.