Saltar para conteúdo

Comunicados

2019-04-23 às 17h39

Sucesso nos Avisos para Educação Ambiental com perto de 300 candidaturas

Os três Avisos do Fundo Ambiental, para "Apoiar uma nova cultura ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020", cujo prazo de candidaturas decorreu entre 19 de março e 22 de abril, atingiram as 285 candidaturas. 

O Aviso mais concorrido foi o Programa Re-Educa: Educar para uma economia circular, com 148 candidaturas. 

Este é um programa que visa tornar a Economia Circular, promovendo a transição de uma economia linear, assente na extração, transformação, utilização e rejeição, para uma economia regenerativa de recursos, com o objetivo de reter tanto valor quanto possível de produtos, peças e materiais. 

O segundo Aviso do Fundo Ambiental com maior número de candidaturas (72) foi o Programa EduMove-te: Educar para a mobilidade sustentável. 

Neste Aviso o objetivo é descarbonizar a sociedade e promover a transição energética. Pretende-se apoiar projetos com vista a uma sociedade neutra em carbono, assegurando uma trajetória sustentável de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a eficiência energética e a promoção de energias renováveis; 

Finalmente no Programa EducarTe: Educar para o território, registaram-se 65 candidaturas. 

Este é um programa em que as operações a apoiar devem contemplar iniciativas imateriais com uma abordagem inovadora e impacto reconhecido no domínio da Educação Ambiental, na promoção e desenvolvimento de uma sociedade resiliente e neutra em carbono. 

Valorizar o Território, fomentando uma cultura cívica territorial que considere o ordenamento do território e a conservação e valorização do património - natural, paisagístico e cultural são outros dos requisitos deste Aviso. 

A dotação máxima do Fundo Ambiental para cada um dos Avisos é de 500 mil euros.
Tags: ambiente