Saltar para conteúdo

Comunicados

2019-05-09 às 19h22

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita os Estados Unidos da América

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita os Estados Unidos da América (EUA), estando previstas deslocações aos estados de Nova Iorque, Nova Jérsia, Connecticut, Massachusetts e Califórnia.

Um dos principais objetivos desta visita é a promoção do ensino da língua portuguesa, estando agendados encontros com responsáveis de estabelecimentos de ensino em vários estados.

Cerca de 18.638 alunos aprendem a língua portuguesa nos Estados Unidos da América, desde o ensino pré-escolar até ao secundário. Em 2017, o português passou a ser aceite para acesso ao sistema universitário norte-americano, através da realização do exame National Examinations in World Languages (NEWL). Este ano, inscreveram-se para fazer o NEWL, em português, 218 alunos, de seis estados norte-americanos.

Para aprofundar o investimento no ensino da língua, o Estado Português reforçou, no passado mês de fevereiro, a Coordenação do Ensino do Português nos EUA com a colocação de um adjunto de coordenação na Califórnia. Com esta medida, a Coordenação do Ensino do Português nos EUA passou a ter presença em Boston, Newark e São Francisco.

A visita tem também como objetivo a promoção do sistema de ensino superior português junto da diáspora, através de sessões de esclarecimento que contarão com a presença da Subdiretora-Geral do Ensino Superior, Ângela Noiva Gonçalves.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas manterá igualmente encontros com lusodescendentes eleitos para cargos políticos. Existem mais de 160 luso-americanos eleitos, em cargos a nível federal, estadual e local, representando um importante elemento de aproximação entre Portugal e os Estados Unidos da América.

José Luís Carneiro participará, também, na gala anual da New York PortugueseAmerican Leadership Conference (NYPALC). Durante esta deslocação, serão ainda estabelecidos contactos com outras associações representativas da comunidade portuguesa, como a Portuguese-American Postgraduate Society (PAPS), a Portuguese Organisation for Social Services and Opportunities (POSSO), a Portuguese American Leadership Council (PALCUS) e a California Portuguese American Coalition (CPAC).