Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-27 às 14h34

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no encontro das comunidades do cone sul da América

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita o Brasil entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, estando previstas deslocações ao Rio de Janeiro, Porto Alegre e Pelotas.

A participação no 30º Encontro das Comunidades Portuguesas do Cone Sul, em Pelotas (Estado do Rio Grande do Sul) é um momento importante desta visita. Os Encontros das Comunidades Portuguesas do Cone Sul reúnem representantes de associações de lusodescendentes da Argentina, do Uruguai e do Rio Grande do Sul. A organização do encontro cabe, este ano, ao Centro Português 1.º de Dezembro, sendo esperados 300 participantes.

José Luís Carneiro visitará também Porto Alegre, capital estadual do Rio Grande do Sul, onde participará num encontro de empresários portugueses e luso-brasileiros, integrado na Semana Portuguesa de Porto Alegre destinada a promover a cultura portuguesa. Em Porto Alegre, José Luís Carneiro participará, também, na condecoração de Maria Irene Abrantes Zenhas com a Ordem de Mérito, pela criação da entidade de apoio social "Casa do Excecional Santa Rita de Cássia".

Tanto em Porto Alegre, como em Pelotas, serão assinados protocolos de colaboração com as prefeituras locais, tendo em vista o reforço da participação da comunidade portuguesa em iniciativas de caráter público, e a promoção da cultura portuguesa naquelas regiões.

No Rio de Janeiro, José Luís Carneiro visitará duas instituições centenárias fundadas pela diáspora portuguesa no Brasil: o Real Gabinete de Leitura e o Liceu Literário Português. Naquela cidade terá lugar, ainda, a cerimónia de condecoração de Ricardo Coelho com a Ordem de Mérito, pelo apoio proporcionado na constituição da Associação Luís de Camões. Esta entidade visa a promoção da língua e da cultura portuguesas no Brasil e agrega o Instituto Camões, o Real Gabinete de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V.