Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-03-20 às 19h18

Secretário de Estado da Internacionalização visita Berlim

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se a Berlim, nos dias 21 e 22 de março, por ocasião da VII Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas, que será promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa na Alemanha. Nesta iniciativa estará igualmente presente o Secretário de Estado Parlamentar do Ministro Federal da Justiça e da Proteção ao Consumidor da Alemanha, Christian Lange.

A Reunião Anual de 2018 conta com a participação de vinte câmaras de comércio portuguesas sediadas no estrangeiro.

No Programa, entre outros assuntos, destaca-se a recente concretização de uma das medidas do Programa Internacionalizar, aprovado pelo Governo no final do ano passado, e que se traduz na alteração ao regime jurídico das câmaras de comércio e indústria que passam a ter reconhecimento de estatuto utilidade pública ao abrigo da lei portuguesa, ainda que exercendo a sua atividade no estrangeiro.

As câmaras de comércio e indústria são importantes agentes de promoção e dinamização das relações económicas bilaterais, assumindo, nos últimos anos, um papel decisivo no apoio à internacionalização das empresas portuguesas.

A Alemanha a é o terceiro parceiro comercial de Portugal, tendo, em 2017, sido destino de cerca de 11% das exportações nacionais de bens e serviços, no valor de 9 de mil milhões de euros.