Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-05-28 às 12h52

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior participa em conferência da NAFSA em Washington

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), João Sobrinho Teixeira, desloca-se a Washington DC, nos Estados Unidos da América, de terça a sexta-feira, de 28 a 31 de maio, para participar na conferência anual da NAFSA - Association of International Educators, que decorre no Walter E. Washington Convention Center.

Trata-se da mais importante conferência internacional de educação e ensino superior que, na edição deste ano sob o tema "Global Leadership, Learning, and Change", reúne 10 mil participantes, mais de 3500 instituições e organizações de mais de uma centena de países que contribuem para o processo de internacionalização das instituições de ensino superior e de investigação científica.

Portugal está em destaque na NAFSA 2019 com o Pavilhão STUDY & RESEARCH IN PORTUGAL, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sob coordenação da Comissão Fulbright, Direção-Geral do Ensino Superior e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e no qual estarão representadas mais de 20 instituições de ensino superior nacionais tendo em vista a promoção da internacionalização do ensino superior e da investigação de Portugal. A participação portuguesa em 2019 conta com o apoio da AICEP e tem a Microsoft Portugal como parceiro tecnológico.

Na quarta-feira, pelas 10 horas (hora Local) o Secretário de Estado João Sobrinho Teixeira intervém na NAFSA 2019 numa sessão promovida pela delegação portuguesa, intitulada "Welcoming Refugee Higher Education Students – Portugal’s experience" durante a qual o SECTES abordará as estratégias adotadas quer pela área governativa da ciência, tecnologia e ensino superior quer pelas instituições de ensino superior para acolher e integrar estudantes refugiados e que passaram por crises humanitárias.

Na sexta-feira, dia 31 de maio, pelas 14 horas (hora local), o SECTES e o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, intervêm no "Portugal-U.S. Higher Education and Science Forum 2019" que decorre na Residência Oficial da Embaixada de Portugal em Washington, e durante o qual será apresentada a iniciativa Study & Research in Portugal e terão lugar encontros entre instituições de ensino superior portuguesas e norte-americanas.

A iniciativa Study & Research in Portugal integra o compromisso do Governo, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 78/2016 que define as orientações para a articulação da politica de internacionalização do ensino superior e da ciência e tecnologia, no sentido da promoção de políticas públicas alicerçadas na valorização do conhecimento e da qualificação de recursos humanos, reconhecendo as instituições de ensino superior e de ciência enquanto espaços de criação e partilha do conhecimento que promovem a abertura à novidade, estimulam a inovação e contribuem para o desenvolvimento da sociedade, da cultura e da economia portuguesa.

Trata-se de um instrumento fundamental para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.