Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-19 às 14h31

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade promove ação de capacitação para Mediação Intercultural

Na próxima quarta-feira, dia 20 de fevereiro, pelas 16h30, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, participa na Ação de Capacitação em Mediação Intercultural, no Hotel S. Luís, em Coimbra.

A ação tem como objetivo dotar os/as participantes de ferramentas na área da Mediação Intercultural, um mecanismo fundamental para envolver protagonistas locais (nomeadamente cidadãos, cidadãs e profissionais dos serviços públicos) na capacitação das comunidades para o acesso aos serviços públicos e privados, para a melhoria das suas condições de vida, para a promoção da sua integração e para o aprofundamento de relações sociais positivas em contextos multiculturais.

A formação conta com 80 participantes oriundos/as de mais de 20 municípios de todo o país, designadamente equipas de mediação intercultural financiadas pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), mas também outros/as profissionais com funções de mediação – mediadores/as ciganos/as do ROMED e dinamizadores/as comunitários/as do Escolhas.

Durante os três dias de sessão, que se inicia hoje, dia 19, e termina na próxima quinta-feira, a formação fica assegurada por elementos do Alto Comissariado para as Migrações, do Programa ROMED, bem como docentes da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural (RESMI).

Esta ação de capacitação vai potenciar sinergias nas áreas da formação, investigação e consultoria dos projetos implementados no terreno pelas entidades parceiras do Alto Comissariado para as Migrações.