Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-10-17 às 12h24

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita o Chile

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, desloca-se ao Chile nos próximos dias 18 a 23 de outubro.

No âmbito desta deslocação, terão lugar as consultas políticas com as autoridades chilenas, no dia 18 de outubro, onde será feito um balanço do relacionamento bilateral nas suas diferentes dimensões, incluindo no plano económico e comercial, cooperação e língua e cultura. Neste encontro, que será presidido, pelo lado chileno, pela Subsecretária de Relações Externas, Carolina Valdívia, serão igualmente debatidos temas de interesse comum da agenda regional e internacional.

Durante a estadia em Santiago, a Secretária de Estado irá igualmente reunirse com a Ministra das Culturas, das Artes e do Património, Consuelo Valdés, no dia 18, com o Ministro das Relações Exteriores, Roberto Ampuero, no dia 19, e com o Ministro da Agricultura, António Walker, no dia 22, para debater questões setoriais.

No dia 19 de outubro, a Secretária de Estado visitará a cidade de Valparaíso, onde será assinado o Protocolo de criação da Cátedra Fernão Magalhães na Universidade Playa Ancha. Esta será a primeira Cátedra a ser criada no Chile onde já existe um Centro de Língua Portuguesa e dois Leitorados.

Teresa Ribeiro representará ainda o Governo português no evento que assinalará o início das comemorações dos 500 anos da viagem de circumnavegação de Fernão Magalhães, que terá lugar em Punta Arenas, nos dias 20 e 21 de outubro, na presença do Presidente do Chile, Sebastián Piñera.
Tags: Chile